segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Anseios e devaneios

Estava lendo sobre ansiedade esses dias, e discutindo com os amigos... Sobre principalmente o que é e como lidar com a mesma. Como se trata de um mal que atinge muita gente hoje em dia, fica meio banalizada a discussão, com muita gente achando que não se deve dar bola a isso.

Eu sou do time que acha que não sim, deve-se dar bola e tentar sempre melhorar o convívio com ela. Uma idéia legal que li é de que a ansiedade é um estado natural do ser humano (ou dos mamíferos, sei lá) que nos coloca em alerta para um devido fato ou a possibilidade de um fato ruim acontecer. Seria como uma febre. Pensando assim, poderíamos adotar a postura de que a ansiedade uma hora vai passar e que deve-se deixar pra lá. Mas o problema é que a febre e a ansiedade tem origens diferentes. Acredito eu que tanto uma quanto a outra são manifestações químicas e hormonais, mas a ansiedade deve ter sua origem associada a fatos externos (abalos emocionais, fatos marcantes, etc.)

Então eu acho legal sim identificar os motivos que nos deixam ansiosos e também aprender a lidar (amenizar ou conviver) com este sentimento. Acredito que idéia de pensar que agente não tem controle total das coisas ajuda muito, apesar de ser difícil para alguns (leia-se EU) conceber, principalmente quando não adotamos ou aceitamos algum tipo de crença e/ou religião. Pensar que algumas coisas se dão pelo acaso também é algo lógico mas com certa resistência até estomacal eu diria.

É uma discussão legal e que com certeza pode ajudar muita gente que se sente da mesma maneira. Hoje minha ansiedade está controlada, mas quem sabe o que vai acontecer? Pode ser que amanhã eu esteja atacado de novo... tranquem as portas... hehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário