quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Primeira postagem (texto gigante!)

Bom pessoal, esse é o primeiro post do meu Blog pessoal. Sabe, as vezes na vida algumas coisas acontecem sem que você espere ou perceba. Muitas destas coisas são sentimentos, emoções, que vem e arrasam sua vida, fazendo você parar e pensar na própria vida, no que está fazendo com ela. Bom, uma dessas coisas aconteceu comigo e me fez pensar (logo depois de passar por sentimentos como dor, angústia, raiva entre outros) sobre quem sou, o que quero e como devo fazer. Mas será que nós podemos conhecer razoávelmente bem a nós mesmos?

Então porque nos relacionamos? Por que nos apaixonamos? Por que odiamos? Se meu pensamento não chega do jeito que eu penso a outra pessoa, por que gastar meu tempo? Por que insistir? Bem, nesses dias eu passei por essas questões pois, sempre cético, calculista, não sabia como explicar o que eu sentia. Procurava motivos lógicos para explicar o que não tem lógica. Buscava alimentar minhas angústias com sentimentos que pertenciam a outra pessoa. Uma hora percebi que eu não sei, nunca vou saber o que realmente esta outra pessoa sente, sentia, ou vai sentir.

Mas esta pessoa me ensinou que temos que tentar mostrar o que sentimos.

Ora, então não temos mais um problema. É só mostrar pra pessoa o que você pensa, o que você sente e pronto! Com certeza é uma boa idéia se expressar não só para pessoa que se gosta, mas também para seus amigos e porquê não para as pessoas que não gostamos também. Contudo percebi isso tarde e mesmo fazendo isso após perder o que mais me fazia feliz, não consegui encaixar as coisas.

Foi aí que me questionei pela segunda vez: O que quero? O que é bom pra mim? Estou feliz? Estarei feliz daqui a algum tempo? Algo me dizia, e me diz ainda, que alguma coisa não esta no lugar, ainda falta. Foi aí que percebi: Expressar o que você sente tem uma premissa que as vezes passa desapercebida pela maioria das pessoas: Saber quem você é. Saber o que você é.

Ora, como vou expressar um sentimento se eu acho que não sou o tipo de pessoa que deva expressar este sentimento? Existem regras para expressar o que se sente? Este é o conflito interno em no qual me deparei esses dias. De repente vi que na minha ânsia de mudar para alguém esqueci de quem eu era! Não se muda para alguém. Percebi que estava fugindo de mim desde o começo de minha suposta maturidade.

Então o que fazer, já que o que está feito está feito? Bom, acho que as pessoas tem de tomar decisões baseadas no que acreditam, e elas só podem acreditar no que vêem. O que posso fazer é tentar conhecer a mim mesmo e aí mostrar para todo o mundo.

Por muitos anos meu quarto foi o lugar que eu mais me sentia bem. Agora vejo que na verdade me sentia acolhido pela segurança da solidão. Hoje vejo o que algumas pessoas muito importantes tentaram me mostrar, desde muito tempo atrás, mas eu insistia em não ver. Hoje eu vejo o que fiz e vejo quem eu era antes. Recomeço? Acho que ninguém pode ser alguém que já fomos, mas podemos ser alguém melhor do que sempre fomos! Afinal:

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."
F. Pessoa

Um comentário: